Sunday, May 20, 2007

Confusão

Eu sei que nunca mais poderei ser eu mesmo,
Não mais tocar canções afinadas com o desejo,
Com o vinho suave de cada copo...
Permaneço sentado,
Estático,
Pedindo ao dia que não volte mais,
Enquanto as sombras são as únicas chances,
E ocupam-se em me esconder,
Acabar tudo em só mais uma noite...
Não há motivos para chorar,
Ela virá de qualquer forma,
Sempre esteve atrás da porta.
A próxima pode ser a última,
Ou nem ser mais a próxima.
Sei apenas que ao terminar o copo,
Jamais voltarei a beber,
E atravessar a rua,
Esperando a promessa da volta do que,
De alguma forma,
Viveu apenas em mim...
Serei o próximo a partir,
Deixando-me em cada virada,
Enchendo de falsas esperanças,
Os pulmões tristes que se embebedam de gás.
Arrancar-lhes-ei os olhos,
Colocarei espinhos em gelo,
Para que ao tocar do meu adeus,
Derretam por dentro dos sorrisos,
E se misturem ao vinho...

m. fróes
20/05/2007

21 Comments:

Blogger eu said...

or you can just forget about everything, and start things over!

não é tão difícil assim fazer uma higienização mental.
se tem uma coisa que eu finalmente aprendi na prática, é que nada nem ninguém merece o sofrimento da gente.
e quanto mais algo ou alguém faz a gente sofrer, menos ainda essa coisa ou pessoa merece esse sofrimento.

so, what's the point?? :)

8:45 AM  
Blogger eu said...

ah, e eu acho que você deveria comer mais brócolis.
em pouco mais de uma semana você iria notar a diferença!

8:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Já dizia Anita: "Nada é por acaso, tudo está escrito". Eu diria que nada é por acaso, tudo tem uma finalidade. Tem coisas na vida das quais a gente tenta fugir... tem gente que foge sem nem se dar conta... tem gente que não encontra a coragem necessária pra viver aquilo que o coração pede pra que seja vivido. Mas tem aquelas pessoas que sabem bem o que querem, e você deve fazer de tudo pra ser sempre uma delas. Porque quando você sabe o que quer, você não deixa a vida passar por você; é você que passa por ela, e não esquece de deixar sua marca pelo caminho. Eu queria ser assim... "Senhora das minhas vontades e dona de mim!"... acho que a felicidade está aí. Mas lembre-se que felicidade não é sinônimo de "não-sofrer". Sofrer faz parte... e odeio essa parte...

3:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Afiz! Escrevi pra caramba! olhe, tá na hora de atualizar sua foto, viu?

Adoro você.

3:41 PM  
Blogger eu said...

Já eu não acredito em destino, não acho que tudo esteja escrito não.
Acredito que essa seja uma visão um tanto quanto conformista da vida.

Acredito que só você é capaz de mudar a sua vida.

Acredito que todos nós nascemos para fazer aquilo que gostamos, e sermos felizes da melhor maneira possível.

É claro que a vida não é só felicidade. Mas, como já disse Drummond, "...A dor é inevitável,
O sofrimento é opcional.”
A questão não é ignorar a dor e fingir que ela não existe, mas sim saber lidar com ela.

Você me mostra uma forma de viver, e eu te apresento outra forma de olhar pra ela.
Apesar disso, sei que esse caminho é só seu, que a sua vida é só você quem vive.

E a maneira como você vai vivê-la é uma decisão que é só sua! :)

8:29 AM  
Blogger eu said...

This comment has been removed by the author.

8:48 AM  
Blogger eu said...

E nós podemos ser sim "senhores das nossas vontades, donos de nós mesmos". De fato, nós somos!

Tudo o que temos que fazer é descobrir isso... o que nunca vai acontecer através da teoria, ou de outras pessoas.

De repente chega um dia em que a gente simplesmente chega a essa conclusão.

8:50 AM  
Blogger M. Fróes said...

não necessariamente... Drummond é genial, mas não concordo com ele nisso. Sofrer é algo que nós não podemos escolher... ou existem tantos masoquistas no mundo assim? Quem é que opta por isso?

Quanto a sermos donos de nós mesmos, concordo em parte... Se fôssemos completamente donos de nós mesmos, poderíamos escolher o que iríamos sentir ou não... não é verdade? No entanto, não escolhemos, apenas sentimos.
E se pudéssemos escolher o que sentimos, jamais escolheríamos algo que é tão difícil que torna-se quase impossível, não é vero? Poderíamos simplificar as coisas e eliminar muitas etapas ruins... o "sofrimento" por exemplo.

9:40 AM  
Blogger eu said...

É possível sim evitar o sofrimento, evitando situações que nos levem a ele.

É possível sim eliminar o sofrimento, através da ressignificação da nossa dor. Quando você redimensiona o tamanho da sua dor, mudando o significado e o impacto que ela tem pra você, você consegue sim controlar o seu sofrimento.

O âmbito dos sentimentos realmente não podem ser falados através de escolhas, mas não é isso o que nos faz sermos donos de nós mesmos!

Simplificar as coisas é possível sim, assim como ressignificar as etapas ruins, que são inerentes à vida.

10:18 AM  
Blogger M. Fróes said...

Que bom que você consegue fazer isso...
Eu não consigo, e garanto que muita gente também não.

5:59 AM  
Blogger M. Fróes said...

Por exemplo, quando se perde alguém muiiito próximo, falando de morte, como você faz pra aliminar o sofrimento? Acredito que não seja tão fácil na prática... mas, se você consegue, bom pra você!
Eu queria ter esse poder.

4:09 PM  
Blogger eu said...

Não é que seja fácil, também não é assim, como mágica.

Acredito que eu sofreria muito com a morte de alguém muito próximo, até porque nesse caso a dor é muito maior pra nós, que somos ateus, mas mesmo assim o sofrimento tem que ser passageiro. Se não for, pode se transformar em muitos problemas psicofisiológicos sérios (depressão, síndromes, distúrbios mentais, dores, fragilidade do sistema imunológico, etc)

A diminuição até a completa eliminação do sofrimento exige algumas atitudes, como por exemplo não ficar remoendo, pensando como as coisas poderiam ter sido, não pôr a culpa nos outros ou em você mesmo...

Depois que a emoção intensa gerada pela perda se abrandar, você tem que, além de fzer tudo o que eu falei aí em cima, ter coragem de se perguntar: eu preciso mesmo sofrer tanto asim? (continua)

11:47 PM  
Blogger eu said...

... A vida sempre continua, e não adianta o quanto que você sofra, isso vai trazer a pessoa de volta. Então, pra que continuar sofrendo?

Não adianta eu ficar falando, dizendo formas de como fazer isso, porque eu acredito que cada um sabe suas maneiras de apaziguar até eliminar o sofrimento, mas não se dá conta disso... sabe por quê?

Porque a sociedade ocidental é de uma cultura que cultua o sofrimento (vide religiões cristãs, instituições de poder, etc), e é muito difícil desarraigar isso de nossas crenças e valores, por mais 'inconscientes' que elas pareçam estar.

Então, eu insisto em dizer: você tem sim esse poder!

E, por favor, vamos parar com esse relacionamento narcísico, no qual você cultiva a idéia de que eu vou vir aqui todo dia olhar SUAS respostas aos MEUS comentários, no SEU próprio blog!! :P

Eu também tenho um blog, viu?? Hunf.

(tudo bem que eu não atualizo quase nunca, e normalmente não escrevo nada profundamente filosófico, mas não importa!)
:P

11:56 PM  
Blogger eu said...

(CORREÇÃO)

"... A vida sempre continua, e não adianta o quanto que você sofra, isso NÃO vai trazer a pessoa de volta."

:)

11:58 PM  
Blogger M. Fróes said...

Lógico que não trará a pessoa de volta, mas você vai sofrer do mesmo jeito. Algumas pessoas têm maior facilidade de passar por problemas, por sofrimentos, mas algumas tantas outras não têm. Mas, mesmo assim, TODAS sofrem. Agora podemos mudar a discussão. O que eu estou, desde o início, tentando dizer é que o sofrimento não é opcional, ninguém escolhe ele ou não, todos o sentem. Todos sofrem por palavras rudes escutadas de alguém que gosta, todos sofrem por atitudes inconseqüentes de um ente querido, todos sofrem diante da morte de uma pessoa próxima, diante de tantas coisas da pessoa amada... agora, podemos começar a discutir sobre a facilidade que uns têm para enfrentar esse sofrimento, para canalizar, para passa-lo adiante... (continua)

3:52 AM  
Blogger M. Fróes said...

Essa facilidade de enfrentar, de "aceitar" o sofrimento, ao meu modo de ver (inclusive, em uma aula de psicologia, a professora que é Gestaut falou exatamente a mesma coisa),depende da criação que cada indivíduo recebeu. A criação, a formação, a educação - em todos os seus âmbitos - regem essa potencialização, ou não, do sofrimento. Agora, uma coisa é certa, nós não optamos por sentir dor e/ou sofrer, apenas o fazemos. Cada qual com a sua intensidade e duração específica de sua personalidade.

3:56 AM  
Blogger eu said...

Mas eu não neguei isso em momento nenhum. Todos sofrem sim!

O que eu estou propondo é que as pessoas parem de aceitar o sofrimento, vivendo-o passivamente, atribuindo a longa duração dele às causas citadas acima por você, e passem a ser ativas, tentando descobrir, dentro de si mesmas, formas mais eficientes de lidar com a dor, e, assim, gradativamente ir fazendo com que o sofrimento, por qualquer que seja a causa, seja cada vez mais breve e menos intenso.


Estou propondo, então, justamente, que as pessoas façam uma mudança de personalidade, que não é rídiga nem imutável, para que possam lidar melhor com tudo isso.

:)

7:52 AM  
Blogger eu said...

Ah, eu queria fazer um comentário sobre o post anterior:

Eu não que existam falsos poetas!! :)

1:47 PM  
Blogger eu said...

correção: eu não ACHO que existam :P

creio que toda tentativa de 'poesia', não importando os motivos ou o conteúdo inspirador desta, é tão genuína quanto a pessoa que a 'escreveu'.

1:50 PM  
Blogger eu said...

correção: eu não ACHO que existam :P

creio que toda tentativa de 'poesia', não importando os motivos ou o conteúdo inspirador desta, é tão genuína quanto a pessoa que a 'escreveu'.

1:50 PM  
Blogger M. Fróes said...

Eu refiro-me à todos que tanto escreveram e, em apenas alguns poucos versos, se desmentiram.

12:45 PM  

Post a Comment

<< Home